Em meio a temporada de resultados… Você entende sobre a efetividade das informações financeiras das empresas?

0
451

Para as informações financeiras divulgadas pelas companhias serem efetivas, algumas características são necessárias. As principais características são (1) transparência, (2) abrangência e (3) consistência.

Transparência nesse caso significa que os aspectos econômicos da companhia devem ser fielmente refletidos nos relatórios.

Abrangência significa que os informes devem conter todas as transações que tem impacto financeiro relevante. Isso inclui transações atuais e também transações planejadas. Ou seja, os reportes devem ser capazes de prover o panorama atual e algum guidance para o futuro.

A Consistência é importante para garantir a comparabilidade temporal. Além disso, a consistência ajuda na comparação entre companhias, isso porque uma estrutura consistente garante que transações iguais serão medidas e apresentadas de maneira similar independente da empresa.

Mesmo uma estrutura completamente efetiva possui desafios práticos. Um exemplo disso é o método utilizado na avaliação dos ativos. Por um lado, se o valor do ativo reportado é o seu custo inicial, isso não requer esforço de precificação. Por outro lado, ao reportar o ativo com o valor de mercado dele, isso fornece uma informação mais valiosa para os analistas, mas pode conter subjetividades na precificação.