CDI – Certificado de Depósitos Interbancários

Os Certificados de Depósitos Interbancários são títulos de curtíssima duração (em geral 1 dia), emitidos pelos bancos e negociados entre eles a fim de cobrirem as necessidades de caixa. As características do CDIs são idênticas às dos CDBs, porém só podem ser negociados entre bancos. As operações se realizam fora do âmbito do Banco Central, portanto não há incidência de qualquer tipo de imposto, e as transações são fechadas por meio eletrônico e registradas na CETIP.

Pelas regras do Banco Central, os bancos precisam encerrar o dia com saldo positivo em caixa. Quando uma instituição tem desembolso maior do que a captação e termina o dia com o caixa negativo, ela recorre ao mercado interbancário para “zerar o caixa”, emitindo CDIs para outras instituições e pegando os recursos emprestados por um dia com elas. A taxa é próxima à SELIC, juro básico da economia definido pelo Banco Central

Por ser o custo do dinheiro para os bancos, a taxa média dos CDIs de um dia tornou-se o custo de oportunidade padrão na indústria financeira, sendo usado como referência para o rendimento de CDBs e como benckmark para diversos fundos de investimento.

Veja também a Calculadora da Taxa DI da Cetip