Gestor, Distribuidor, Administrador e Custodiante

Todos os fundos de investimento possuem relação com as 4 figuras: o distribuidor, o gestor, o administrador e o custodiante. Todas as atribuições podem ser feitas por uma mesma instituição, como nos grandes bancos nacionais (Itaú, Bradesco, Santander, etc), porém é comum serem feitas por entidades diferentes.

GESTOR

A empresa gestora é responsável por perseguir a estratégia do fundo, escolhendo e realizando seus investimentos, de acordo com o permitido pelo regulamento. Nos fundos abertos, em geral, a estratégia é definida pela própria gestora. Nos fundos exclusivos, que possuem um único cliente, as vezes a estratégia é desenhada em conjunto com o cotista. “Gestor” também é usado para nomear a pessoa da gestora responsável pela estratégia de investimentos de um fundo, como o icônico Luis Stuhlberger e o fundo Verde Multimercado. A remuneração da empresa gestora é a taxa de administração e a taxa de performance do fundo.

A gestora do Versa é a GTI Administração de Recursos.
O gestor responsável é o Luiz Fernando Alves.

DISTRIBUIDOR

É a entidade responsável pelo relacionamento com os investidores do fundo. Sua principal atribuição é traçar o perfil de risco do cliente, o que é feito através de questionários, e com isso aconselhar investimentos condizentes com o perfil. A decisão final, entretanto, é do cliente, que pode investir no fundo de alto risco mediante a assinatura de um termo de desenquadramento, onde reconhece os riscos e assume a responsabilidade de investir em um fundo diferente do seu perfil. Além disso, o distribuidor é responsável pela prevenção à lavagem de dinheiro, checando se as informações fornecidas pelos novos clientes são verídicas, assim como se possuem pendências judiciais ou com entidades de crédito. Por último, o distribuidor cuida que o cliente mantenha suas informações cadastrais atualizadas, pedindo revisões de tempos em tempos.

O Versa possui acordo de distribuição com a Órama.

ADMINISTRADOR

O administrador é responsável por todo o back-office do fundo, e sua principal função é calcular o valor da cota. Para isso, o administrador recebe diariamente todos os investimentos e desinvestimentos realizados pelo gestor, assim como todas as aplicações e resgates comandados pelo distribuidor. Ele junta essas informações às variações dos preços dos ativos do fundo e calcula o ganho ou prejuízo do dia, assim como as cotas emitidas ou resgatadas, para chegar ao valor da cota de fechamento do fundo. O administrador divulga, então, a carteira do fundo, com todos os ativos e a memória de cálculo do dia.

O administrador do Versa é a BNY Mellon Serviços Financeiros

CUSTODIANTE

É um banco responsável por guardar os ativos do fundo, como ações, títulos e demais ativos, enviando diariamente o inventário para o Gestor e o Administrador. O custodiante também é responsável pela liquidação física e financeira dos ativos, ou seja, o pagamento e recebimento de ativos e recursos.

O custodiante do Versa é o Banco BNY Mellon