Fundos Multimercados

O Versa é um Fundo de Investimento Multimercado (FIM). Os multimercados podem alocar o risco da carteira em diversos mercados, que se dividem em 3 grandes grupos: juros, moedas e ações. Os fundos que têm risco predominante no juros investem a maior parte do patrimônio em títulos públicos, dívida corporativa e derivativos de juros. Os multimercados que fazem a estratégia com ações, como o Versa, costumam ter estratégia long & short ou long biased. Existem ainda os fundos equilibrados, que dividem o risco entre os diferentes mercados. A classificação da ANBIMA aborda as diferentes estratégias dos multimercados. O Versa é um Long & Short Direcional

CLASSIFICAÇÃO ANBIMA

Fonte: Anbima

CATEGORIA

ALOCAÇÃO : Fundos que buscam retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, ações, câmbio etc.), incluindo cotas de fundos de investimento. 

ESTRATÉGIA: Fundos nesta categoria se baseiam nas estratégias preponderantes adotadas e suportadas pelo processo de investimento adotado pelo gestor como forma de atingir os objetivos e executar a política de investimentos dos fundos. Admitem alavancagem.

INVESTIMENTO NO EXTERIOR: Fundos que investem em ativos financeiros no exterior em parcela superior a 40% do patrimônio líquido. Estes fundos seguem o disposto no art. 101 da Instrução nº 555 da CVM.

SUBCATEGORIA

Os fundos por alocação dividem-se entre:

BALANCEADOS: Buscam retorno no longo prazo por meio da compra de diversas classes de ativos, incluindo cotas de fundos. Estes fundos possuem estratégia de alocação pré-determinada devendo especificar o mix de investimentos nas diversas classes de ativos, incluindo deslocamentos táticos e/ou políticas de rebalanceamento explícitas. O indicador de desempenho do fundo deverá acompanhar o mix de investimentos explicitado (asset allocation benchmark), não podendo, assim, ser comparado a uma única classe de ativos (por ex, 100% CDI). Os fundos nesta subcategoria não podem possuir exposição financeira superior a 100% do PL. Não admitem alavancagem.

DINÂMICOS: Buscam retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos, incluindo cotas de fundos. Estes fundos possuem uma estratégia de asset allocation sem, contudo, estarem comprometidos com um mix pré-determinado de ativos. A política de alocação é flexível, reagindo às condições de mercado e ao horizonte de investimento. É permitida a aquisição de cotas de fundos que possuam exposição financeira superior a 100% do seu respectivo PL. Admitem alavancagem. No terceiro nível, os fundos por estratégias dividem-se entre:

Os fundos por estratégias dividem-se entre:

MACRO: Fundos que realizam operações em diversas classes de ativos (renda fixa, renda variável, câmbio etc), com estratégias de investimento baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos. Trading: Fundos que realizam operações em diversas classes de ativos (renda fixa, renda variável, câmbio etc.), explorando oportunidades de ganhos a partir de movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.

LONG AND SHORT – DIRECIONAL (estratégia do Versa): Fundos que fazem operações de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando posições compradas e vendidas. O resultado deve ser proveniente, preponderantemente, da diferença entre essas posições. Os recursos remanescentes em caixa devem estar investidos em cotas de fundos Renda Fixa – Duração Baixa – Grau de Investimento ou em ativos permitidos a estes desde que preservadas as regras que determinam a composição da carteira do tipo ANBIMA.

LONG AND SHORT – NEUTRO: Fundos que fazem operações de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando posições compradas e vendidas, com o objetivo de manterem a exposição financeira líquida limitada a 5%. Os recursos remanescentes em caixa devem estar investidos em cotas de fundos Renda Fixa – Duração Baixa – Grau de Investimento ou em ativos permitidos a estes desde que preservadas as regras que determinam a composição da carteira do Tipo ANBIMA.

JUROS E MOEDAS: Fundos que buscam retorno no longo prazo via investimentos em ativos de renda fixa, admitindo-se estratégias que impliquem risco de juros, risco de índice de preço e risco de moeda estrangeira. Excluem-se estratégias que impliquem exposição de renda variável (ações etc).

LIVRE: Fundos sem compromisso de concentração em alguma estratégia específica.

CAPITAL PROTEGIDO: Fundos que buscam retornos em mercados de risco procurando proteger, parcial ou totalmente, o principal investido.

ESTRATÉGIA ESPECÍFICA: Fundos que adotam estratégia de investimento que implique riscos específicos, tais como commodities, futuro de índice.