Resultado Quinzenal (Ago-17)

0
493

Resumo da Quinzena

Na primeira quinzena de Agosto a bolsa subiu 3,7%, trilhando a recuperação para as máximas do ano após o arrefecimento da crise política. No período foi divulgado a maioria dos resultados das empresas da bolsa, reforçando a visão de que o pior da crise econômica ficou para trás e a derivada da atividade voltou a ser positiva. As varejistas continuaram a reportar a recuperação das vendas como no primeiro trimestre, as fabricantes de auto-peças continuaram a expandir a produção com o aumento das exportações, os bancos continuaram a mostrar melhora na carteira de crédito com a diminuição da inadimplência e do provisionamento. As construtoras, por sua vez, vivem situações distintas dentro do próprio setor. As que constroem imóveis do Minha Casa Minha Vida reportaram vendas e margens fortes, enquanto as de média e alta renda continuaram a sofrer com os distratos.

31-jul-17 15-ago-17 Variação
Versa 3,391 3,528 4,1%
CDI aa 9,1% 9,1% 0,4%
Ibovespa 65.920 68.355 3,7%

 

Posicionamento

Livro Posição Líquida Lucro (Prejuízo)
Long 196% 3,0%
Short -108% -1,4%
Opções 95% 3,1%
CDI 97% 0,4%
Taxas -1,0%
Resultado   4,1%

O Versa acompanhou a alta da Bovespa no período, subindo 4,1%. O destaque da quinzena foi o setor de siderurgia que gerou 1,6% de alfa majoritariamente pela alta de 10% de Usiminas. A segunda maior contribuição positiva da carteira foi índice futuro, através das opções de compra, que gerou 1,4% de alfa.

A principal mudança de posição no período foi o aumento da exposição ao setor de construção civil através da compra de ações da Direcional, empresa de engenharia com foco no Minha Casa Minha Vida que ainda lida com os problemas do último ciclo, quando incorporava média e alta renda, além de empreendimentos comerciais. Como comentamos no artigo sobre construtoras e a hora da virada, a queda dos juros melhora as condições de financiamento dos imóveis e deve re-aquecer as vendas do setor. Com isso, a Direcional poderá se desfazer dos estoques encalhados, melhorar a sua estrutura de capital e tornar-se uma incorporadora focada exclusivamente no Minha Casa Minha Vida, como a Tenda e a MRV. Além deste aumento em construção, a alta dos papéis e do índice fizeram o delta das opções aumentar, elevando a exposição do livro para 95%. A exposição caixa, na qual consideramos as opções pelo prêmio ao invés do delta, continua estável ao redor de 97%.

Deixe uma resposta